domingo, 4 de julho de 2010

Viagens Estrogênicas 3


Há milênios a fêmea sempre escolheu o macho mais poderoso. Os homens vivem uma ditadura de terem de ser os melhores, os mais fortes, os mais ricos e poderosos para serem escolhidos pelas mulheres mais desejadas. Essas mulheres "mais desejadas" por sua vez vivem a ditadura do corpo. E isso torna-se um círculo vicioso que retrata nossa sociedade predatória: a corrida pelo dinheiro, poder e fama.

Cada vez mais aprofundo meus pensamentos nos valores femininos e como eles estão cada vez mais marginalizados em nossa sociedade desde a  história patriarcal. Os próprios homens extirparam o feminino que existe dentro de si e acredito que grande culpa é nossa  - mulheres e mães. Talvez o sexo frágil não seja o nosso. Por que um homem não pode chorar? Não pode ter sensibilidade para a dança, para as artes!? São obrigados desde crianças a adotarem para si uma postura "firme" e "vencedora". Para mim, homens que possuem o seu feminino resolvido, são os homens verdadeiramente poderosos e de sexualidade sadia, capazes de amar verdadeiramente uma mulher.

O equílíbrio é urgente ... Esse equilíbrio só virá com o despertar do feminino. Esse despertar não significa apenas a independência feminina com mulheres no poder e em cargos públicos, mas quando nós mesmas valorizarmos mais o homem companheiro, afetuoso, leal e solidário. Pode ser utópico, talvez as mães prefiram educar seus meninos para a competição nesse mundo, para os preservarem do "sofrimento" causado por essa sociedade. Mas dessa forma, creio que já estamos banindo os melhores sentimentos e a sexualidade sadia desses meninos. Dessa forma não podemos transformar e veremos o futuro sendo destruído por sofrimentos, doenças, medos, violência.

O resgate que precisamos ter e a esperança desse equilíbrio que se faz urgente está nos valores do feminino: nos afetos, na doçura, no cuidar, no se preocupar com o outro. Esses são os valores que precisamos resgatar urgente em nosso mundo para que não seja destruído. E nós mulheres já temos esse poder.

Quem puder, leia o livro "Todo Poder às Mulheres - esperança de equilíbrio para o mundo" de Marco Aurélio Dias da Silva. É uma leitura gostosa e simples com discurso feminino e não feminista. Perfeita leitura para homens e mulheres.

Beijos
Baba Yaga

11 comentários:

  1. Querida Baba Yaga, concordo plenamente com você, os meninos tem que ser educados para serem homens de bens, gentis, atenciosos, poder chorar se assim o desejarem, essa coisa de "macho", para mim está ultrapassado.Cabe realmente a nós mulheres fazer que aconteça..Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o que os homens serão amanhã depende da educação que as mães lhes darão hoje.
    Excelente postagem.
    Beijos na alma!

    ResponderExcluir
  3. Querida Baba, sou total e restrita contra o feminismo ou machismo, aliás, contra rótulos em geral.
    Toda mudança precisa de tempo para se acomodar e se acertar, em relação à postura homem/mulher não seria diferente.
    Muitas coisas já se distanciaram em larga escala dos tempos de antigamente, hoje ao homem é permitido ser de forma mais autêntica e verdadeira e às mulheres também porém, até que se encontre o ponto de equilíbrio, muitas coisas , sentimentos e atitudes estarão esbarrando ou ultrapassando as barreiras do sensato e ideal.
    Mesmo com as aberrações de comportamento com que convivemos hoje, ainda acredito ser mais verdadeiro e sincero que antes, onde tudo era imposto e estabelecido anteriormente.
    Esse tema dá assunto até não mais querer, rs.

    Beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Fatima! O equilíbrio não se atinge de um dia para o outro. Esse equilíbrio que idealizo levará centenas de anos. Também sou contra rótulos, mas defendo a idéia de que precisamos de um ponto de partida para as transformações que se fazem urgentes no mundo em que vivemos. De uma forma mais profunda falando de qualidades do FEMININO e não do feminismo, acredito que em pequenas atitudes possamos contribuir um pouco mais para o equilíbrio. Realmente é um assunto extenso, mas vale a pena um aprofundamento para melhor compreensão. Continua valendo a dica de leitura que postei.
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Uau!!! Mulher, vc está se superando a cada dia que passa!
    Este seu texto é perfeito! E nem um pouco utópico. O resgate do feminino é de extrema urgência. Vc colocou brilhantemente esta urgência!
    "Os homens são obrigados desde crianças a adotarem para si uma postura firme e vencedora". Quando descobri que isso para os homens representava uma sobrecarga e que eles sofriam tanto quanto nós, fiz as pazes com eles. Foi daí que comecei a defender a minha tese contra o feminismo.
    Vc está se saindo uma excelente multiplicadora e uma escritora de mão cheia. O mérito é todo seu, mas, me permita, eu me sinto muito envaidecida. rsrsrs
    Que Deus te ilumine sempre minha querida!
    Uma excelente semana pra vc!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  6. Geisaaaa...Claro que isso é consequencia sua minha Mestre...rss
    Acho que assimilei bem os seus ensinamentos..rs
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Com toda certeza, Baba! É muito importante não confundir feminina com feminista. Certos valores não devem ser derrubados, ou estaremos perdidas. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosos seu texto! É verdade se a enegia feminina não entrar logo na Terra ficaremos cada vez mais perdidos no meio desse caos.Riqueza e sabedoria tem em fartura mas, não tem amor pra dividir. Amei! Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI MUITO DO TEMA QUE VC PROPÔS PARA DISCUSSÃO E DA DICA LITERÁRIA, O papel da mulher a muito não é mais o da Amélia.

    ResponderExcluir
  10. Querida Rose, tenha um lindo final de semana..Beijocas

    ResponderExcluir
  11. "Um artista é aquele que percebe mais que seus companheiros, e que registra mais do que vê. "
    ( Edward Gordan Craig )

    ResponderExcluir