domingo, 5 de setembro de 2010

Abaixo a luta entre classes



Hoje ouvi uma música no youtube retratando o comportamento da Classe Média. Retratando? Humm.. digamos que criticando. Achei a letra muito interessante pois é assim mesmo que vivemos: consumimos no cartão, viajamos uma vez por ano em um pacote, pagamos prestação de carro, pagamos impostos, às vezes no cheque especial. A música meio que justifica como uma muleta o porquê de a "classe baixa" estar cada vez mais oprimida, sem instrução e violenta. Pode ser. Faz sentido até. Enquanto as pessoas "sairem de baixo" com seu esforço, estudo e trabalho com o intuito de ter e não de ser, continuaremos ignorantes e à serviço do que as classes dominantes realmente desejam: consumo desenfreado, pagamento de juros altíssimos e propagação do que a mídia quer implantar na mente das pessoas.

Mas não creio que essa abordagem de "classes" possa ser o melhor caminho. O que precisamos mesmo é ter mais visão sobre nosso modo de viver. Esforço, trabalho e estudo sim, mas com o intuito de sermos cidadãos melhores, pessoas íntegras e honestas à serviço do próximo, à serviço do se importar com o nosso próprio povo. Não podemos também ter muletas para justificar o roubo no farol. Essa briga de classes só piora a desigualdade.

"Filho, estude para vc ser alguém na vida e não viver como eu vivo"... Filho, estude para vc ser esclarecido, saber ouvir, saber discernir, saber pensar sobre as coisas que vir, que ler. Filho, estude, trabalhe para que esse país seja mais justo, para ser um cidadão digno e não um cidadão escravo dos interesses da mídia, um cidadão escravo do consumismo, um cidadão escravo do descaso para com o próximo.

É preciso acordar. Eu preciso.

5 comentários:

  1. Querida amiga, que bom que você voltou, estava com saudades de você. Fiquei muito feliz em saber que a Sra. sua mãe, está melhor e se recuperando bem. Tenha uma linda semana...Beijocas (Beijinho na mamãe)

    ResponderExcluir
  2. Lindo o seu post, acho que as pessoas precisam mesmo diminuir o consumismo, pq quanto mais se compra mais se joga fora, e tudo que é consumido representa um desgaste para natureza.
    :)

    Obrigada pelo carinho da sua visita
    :*
    Vim também pra lhe desejar uma linda semana
    Beijos na alma!

    Este o nosso destino: amor sem conta,
    distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
    doação ilimitada a uma completa ingratidão,
    e na concha vazia do amor a procura medrosa,
    paciente, de mais e mais amor.

    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  3. Muito pertinente seu post.
    Concordo com sua opinião a respeito da "bengala" para justificar as desigualdades de classes, ou para justificar falta de caráter e postura.
    vamos sim orientar nossos filhos para "serem" muito mais que para "terem".
    melhoras à sra. sua mãe.

    Beijinho no coração.

    ResponderExcluir
  4. Oi minha querida!
    Fantástico esta música e este post!
    Vc sabe tão bem quanto eu, como a gente precisa ficar fazendo este alerta o tempo todo. Mas vc sabe também que quando se toca neste assunto todo mundo concorda, o mais difícil é a pessoa admitir que faz tudo isso. A maioria concorda porque são assuntos da moda e o palavreado é bonito, mas quando a gente mostra que também fazem parte dessa massa consumista as pessoas fogem como o diabo foge da cruz e sempre com a mesma frase "eu não, eu sou diferente".
    Um beijo enorme e uma semana excelente pra vc!!!

    ResponderExcluir
  5. Ola Baba Yaga,bom dia
    lindo o clip e muito bom seu post.
    Sempre fui muito consumista ,mas hoje, vejo feliz minhas filhas serem mais comedidas e a mãe de meu neto ensina a ele corretamente.
    Acho maravilhoso poder pensar que ser é mais importante que ter.
    Gosto de sonhar que um dia será assim para todos.
    Bjs .
    Tenha uma boa emana

    ResponderExcluir