sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mãe

Minha avó era uma mulher de voz firme, comunicativa, personalidade forrrrrte. Eu gostava do jeito que ela andava, passava o pente no cabelo e como falava.. Aqueles vestidos sempre no mesmo modelo e sempre com um comentário sábio sobre tudo que ela observava. Ela não olhava pra vida de qualquer jeito, não foi qualquer mulher, mostrou ao mundo quem era. E o que mais admiro: Não foi mãe de qualquer jeito. Porque pra ser mãe, não basta cumprir o papel biológico.

Hoje, passando na rua, ví uma "mãe" com seu filho e acompanhei um pedacinho infeliz de uma conversa: "Mãe, a senhora, vai me levar na festa?", a mãe responde: "Senhora, é sua avó!" (num tom repressor)... -ahhh, senti uma tristeza! Mãe às avessas. Posso estar sendo "antiquada", não sou mãe, mas vi em minha avó e em minha mãe a vocação da maternidade se desenrolar de uma maneira tão bonita, tão feminina, tão missionária! Não sou mãe, mas me recuso a aceitar o que acontece hoje com tanta frequência: mulheres parindo e botando pra fora um ser humano.

Discursos baratos do tipo: "pense em você, vá em busca da sua felicidade porque filho cresce, some e vai te deixar sozinha"... discursos assim não me convencem. Desculpe, ninguém mandou você ser mãe. Agora é necessário cuidar desse ser humano de uma forma sacramentada. É preciso amar essa criança, preparar para o mundo de uma forma equilibrada, educar, dar proteção, transformá-lo(a) em um homem ou mulher dignos cidadãos da vida. E me desculpe, isso não depende de boa situação financeira. Minha avó cumpriu sua missão: Pariu 17 filhos, mas criou todos eles, amou, respeitou, curou, preparou para o mundo com os valores que precisamos nessa sociedade (diga-se de passagem em crise de valores). Minha mãe teve 4 filhas e continuou sua missão. Não estou aqui dizendo que temos de ser super mulheres: darmos a luz à um time de futebol e gerarmos seres humanos plenos (até porque sempre há sequelas psicológicas em filhos com tantos irmãos), Quero dizer que Nós Mulheres somos as maiores responsáveis pelas gerações futuras. Chega de mães que negligenciam sua responsabilidade por força de debilidades e discursos baratos.

Um comentário:

  1. Oi querida!
    Muito bom este texto. Esta é a reformulação da maternidade e do feminino. Está se preparando para dar frutos (em todos os sentidos)?
    Bjussss

    ResponderExcluir