sábado, 9 de junho de 2012

Seja bem vindo(a)


Em meus pensamentos sobre meu plano e sonho de ter meu espaço, estive refletindo sobre o meu maior objetivo com tudo isso: o de receber bem as pessoas. De ser hospitaleira.

Será que nós brasileiros realmente somos hospitaleiros com outros povos? Tenho pra mim, que somos curiosos, mas não hospitaleiros, sem generalizar, claro. Mas tiro pela minha própria casa - anfitrião é um substantivo que não está no dicionário de meus pais...rss...Talvez daí tenha surgido essa grande vontade em mim.

A arte da hospitalidade está em deixar o gostinho no outro de querer retornar. De se sentir importante e bem vindo. O cuidado de preparar a sua casa, a decoração, o alimento, conhecer seu hóspede em relação aos seus gostos e também de orientá-lo sobre as regras de sua casa, de sua cidade, de seu país. O anfitrião deve servir o outro com prazer e não como obrigação. E o hóspede, por sua vez, respeitar essa generosidade.

Será que nós, brasileiros realmente levamos a hospitalidade até suas últimas consequências, digo de passagem, o acolhimento incondicional? Ou apenas, sorrimos e damos atenção momentânea à "novidade" em troca de interesses que não sejam da pura amizade? Estamos em um período de refletir sobre isso, já que teremos hóspedes do mundo inteiro em eventos mundiais como: Jornada da Juventude em 2013, Mundial de 2014 e Jogos Olímpicos em 2016. É o momento de melhorarmos ou piorarmos nossa imagem perante o mundo, mas sobretudo dentro de casa com nossas relações e afetos.

Lembro também que nós somos hóspedes desse mundo e habitamos nele como se o possuíssemos em nossa individualidade, onde, na verdade, estamos apenas de passagem, e nosso dever enquanto hóspedes da Terra, é sermos anfitriões das gerações futuras. E preparar esse espaço fantástico com amor e carinho para que eles sejam bem vindos.
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário